Efeito estufa
Público alvo: alunos de 5ª séries.
Objetivo: construir relações métricas utilizando as figuras geométricas que compõe o TANGRAM. Desenvolver a motricidade fina e a criatividade.
Assunto: TANGRAM (quebra-cabeça Chinês utilizado em aulas de matemática).
Papel de aluno: criatividade na realização das tarefas propostas (construção do TANGRAM e atividades utilizando todas as peças do jogo).
Papel do professor: propiciar situações desafiadoras fazendo com que o aluno observe, analise e construa relações.
Integração com outras disciplinas: educação artística e matemática.
Software: megalogo.
Professora: Bete
UM POUCO DE HISTÓRIA E DE ORIGENS O Tangram, é um quebra-cabeça Chinês, de origem milenar. Ao contrário de outros quebra-cabeças, ele é formado por apenas sete peças, com as quais é possível criar montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas e outros. As regras desse jogo consistem em usar as sete peças em qualquer montagem, colocando-as lado a lado sem sobreposição. Esse jogo foi trazido da China para o Ocidente por volta da metade do século XIX, e em 1818 já era conhecido na América, Alemanha, França, Itália e Áustria. A origem e significado da palavra Tangram possui muitas versões. Uma delas diz que a parte final da palavra "gram" significa algo desenhado ou escrito como um diagrama. Já a origem da primeira parte "Tan" é muito duvidosa e especulativa, existindo várias tentativas de explicação. A mais aceita esta relacionada à dinastia Tang (618 – 906) que foi uma das mais poderosas e longas dinastias da história chinesa, a tal ponto que em certos dialetos do sul da China a palavra Tang é sinônimo de chinês. Assim, segundo essa versão, Tangram significa literalmente quebra-cabeça chinês. Outra versão ligada a palavra chinesa Tangram, "Tchi Tchiao Pan", cuja tradução seria "Sete Peças da Sabedoria". O que nos fez crer que seu