Efeito estufa
3. Emissões poluentes e Alterações Climáticas
Universidade do Minho, 2014
Departamento de Produção e Sistemas
Capítulo 3
1. Efeito Estufa
2. Alterações Climáticas
3. Protocolo de Quioto + metas pós-Quioto
Efeito estufa
O fenómeno do efeito estufa é um fenómeno natural que ocorre na superfície terrestre.
É um fenómeno real que ajuda a regular a temperatura da Terra e é absolutamente essencial à abundância e diversidade de vida que caracteriza o planeta.
Estima-se que a ausência deste fenómeno natural resultaria numa temperatura média de -18ºC em oposição à temperatura média actual, que ronda os +14ºC.
O efeito estufa é o resultado da retenção de calor na camada inferior da atmosfera devido à absorção de calor por alguns gases presentes na atmosfera e re-irradiação parcial desse calor de volta à superfície terrestre. Estes gases designam-se de gases de efeito estufa (GEE).
Os GEE mais abundantes são o Vapor de Água, o CO2 e outros gases. A preocupação não advém da constatação da existência do Efeito estufa, mas sim da possibilidade de a actividade global do Homem estar a potenciar esse mesmo efeito.
Efeito Estufa
Efeito Estufa
Emissões de GEE e respectiva distribuição
Fonte: IPCC (2007), Climate Change 2007 : Synthesis Report, pp. 36.
Figure 2.1. (a) Global annual emissions of anthropogenic GHGs from 1970 to 2004.
(b) Share of different anthropogenic GHGs in total emissions in 2004 in terms of CO2-eq.
(c) Share of different sectors in total anthropogenic GHG emissions in 2004 in terms of CO2-eq. (Forestry includes deforestation.) {WGIII Figures TS.1a, TS.1b, TS.2b}
Concentrações atmosféricas médias dos principais GEE
Figure 2. Global averages of the concentrations of the major, well-mixed, long-lived greenhouse gases - carbon dioxide, methane, nitrous oxide, CFC12 and CFC-11 from the NOAA global flask sampling network since the beginning of 1979. These gases