CompletaçãoInteligente

3993 palavras 16 páginas
XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

Análise comparativa da disponibilidade de duas malhas de completação inteligente em poços de petróleo
Márcio José das Chagas Moura (UFPE) marciocmoura@gmail.com
Helder Henrique Lima Diniz (UFPE) helder.diniz@terra.com.br
Enrique López Droguett (UFPE) ealopez@ufpe.br
Carlos Magno Couto Jacinto (Petrobras) magno@cenpes.petrobras.com.br

Resumo
Este trabalho apresenta uma análise comparativa da disponibilidade de malhas de completação inteligente (MCI) utilizando processos de Markov. Este estudo detém-se em informações e na descrição de duas MCIs que aqui foram denominadas de malha A e malha
B. Um estudo comparativo será realizado a fim de obtermos conclusões de qual das alternativas tecnológicas é a mais vantajosa em termos de disponibilidade operacional.
Palavras chave: Confiabilidade; Modelos de Markov; Disponibilidade.
1. Introdução
A todo momento, surgem novos produtos e tecnologias em diversas áreas da ciência. Em poços de petróleo, novos conhecimentos e mudanças constantes são a realidade de quem trabalha com um produto cuja palavra chave é custo. Devido a constantes mudanças no preço do petróleo, hoje se produz em condições dinâmicas para permitir melhor planejamento e administração do reservatório. Uma Malha de Completação Inteligente (MCI), tecnologia para controle e monitoração do desempenho de poços durante o seu ciclo de vida, evolui exponencialmente em novos produtos e tecnologia.
Atualmente, se trabalha em campos sensíveis, como águas profundas, com acompanhamento em tempo real da produção de petróleo, a qual é realizada remotamente e com ferramentas de decisão que fornecem dados on-line. Estes dados podem ser usados para análise/diagnóstico e apoio ao desenvolvimento do campo, possibilitando o operador tomar tanto decisões rápidas quanto aperfeiçoar o desempenho do poço (JACINTO, 2002).
Devido ao seu alto custo, as empresas de

Relacionados