EFEITO ESPELHO
Julgamento
O espelho reflete e realidade, mas também é a ferramenta perfeita para a ilusão. Quando você espelha os seus inimigos, agindo exatamente como eles agem, eles não entendem a sua estratégia. O Efeito Espelho os ridiculariza e humilha, fazendo com que reajam exageradamente. Colocando um espelho diante de suas próprias psiques, você os seduz com a ilusão de que compartilha os seus valores; ao espelhar as suas ações, você lhes dá uma lição. Raros são os que resistem ao efeito espelho.
Existem quatro Efeitos Espelho principais nas esferas do poder:
Efeito Neutralizador
Efeito Narciso
Efeito Moral
Efeito Alucinatório
EFEITO NEUTRALIZADOR E resultado do Efeito Neutralizador é o de confundir, ridicularizar e até enfurecer nossos inimigos. Criando um espelho de suas ações, os adversários não conseguem perceber quais nossas reais intenções. E quando eles ficam confuso, podemos montar estratégias e armadilhas para desestabilizá-lo e conseguir nossos objetivos. Sun Tzu referia-se a essa técnica como o Espelho do Guerreiro. Uma versão inversa é o Efeito Sombra, quando seguimos todos os movimentos dos oponentes como uma sombra, sem que nos percebam. Durante e “perseguição” conseguimos descobrir todas as informações sobre os planos do oponente e conseguimos neutralizá-lo. Essa técnica é utilizada por espiões e detetives.
Um exemplo do Efeito Neutralizador é o do General Alcebíades de Atenas (450 – 404 a.C.). Usando o efeito espelho, ele atuava como agente duplo, estando sempre, pleo menos em teoria, do lado mais forte. Quando o jogo virava, ele mudava de lado, mas sempre usando seu charme para confundir o inimigo e conseguir as informações que precisava. O problema foi que ele não usava seu espelho com cuidado, e sendo assim os inimigos acabavam descobrindo seu plano e ele tinha que fugir, até que ficou sem saída e acabou sendo assassinado pelos Espartanos.
EFEITO NARCISO
O Efeito