Efeito das Radiações em Seres Vivos e suas Aplicações na Medicina
ICS – CURSO DE BIOMEDICINA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno (a): Nathália Albuquerque
Matrícula: C173GE-0 Turma: 1º Semestre Turno: Noturno
Efeito das Radiações em Seres Vivos e suas Aplicações na Medicina
Biofísica
O objetivo deste trabalho de APS é apresentar ao aluno (futuros Biomédicos) uma das aplicações de sua carreira que é a radiologia, muito discutida, com a qual o aluno graduado deverá estar familiarizado no final do Curso. Assim, tem como propósito possibilitar ao aluno conhecer os diversos tipos de radiação e suas características bem como sua aplicação na medicina.
Efeitos da radiação nas células
O corpo humano é composto por cerca de 5 x 1012 células com diferentes tipo de especialização para desempenhar diferentes tipo de funções.Logo, quanto maio o grau de especialização, isto é, quanto mais diferenciada for a célula, mais lentamente ela de se dividirá.
Tende-se a avaliar os efeitos da radiação sobre as células, quando na verdade o que importa são os átomos presentes nas células ocasionando o processo de ionização, isto é, a radiação irá interagir com os átomos presentes nas células.
As células, quando expostas a radiação, sofrem a ação de fenômenos físicos, responsáveis pelo compartilhamento de energia da radiação, entre eles a ionização e excitação dos átomos; fenômenos químicos que provocam a ruptura das ligações entre os átomos, formando radicais livres; e fenômenos biológicos que alteram as funções específicas das células diminuindo a atividade de substâncias vivas.
Sensibilidade das células á radiação As células possuem diferentes sensibilidades a radiação, assim as que são mais ativas são as mais sensíveis, pois a divisão celular requer que o DNA seja corretamente reproduzido para que a nova célula possa sobreviver. Entretanto, se ocorrer uma exposição direta com a radiação, para as mais sensíveis, o resultado poderá ser uma