Efeito da fumaça nas passoas
Sumário
Introdução
Fumaça são os gases e vapores visíveis que exalam de um corpo em chamas. O efeito da mesma no corpo humano pode variar desde pânico ate doenças irreversíveis.
Efeito da fumaça nas pessoas
A fumaça pode ser definida como uma mistura complexa de sólidos em suspensão, vapores e gases, desenvolvida quando um material sofre o processo de pirólise (decomposição por efeito do calor) ou combustão. Os componentes desta mistura, associados ou não, influem diferentemente sobre as pessoas, ocasionando os seguintes efeitos:
Diminuição da visibilidade devido à atenuação luminosa do local;
Lacrimejamento e irritações dos olhos;
Modificação de atividade orgânica pela aceleração da respiração e batidas cardíacas;
Medo;
Desorientação;
Intoxicação e asfixia;
Vômitos e tosse. A redução da visibilidade do local impede e locomoção das pessoas fazendo com que fiquem expostas por tempo maior aos gases e vapores tóxicos. Estes, por sua vez, causam a morte se estiverem presentes em quantidade suficiente e se as pessoas ficarem expostas durante o tempo que acarreta esta ação. Daí decorre a importância em se entender o comportamento da fumaça em uma edificação.
A propagação da fumaça se dá a uma velocidade muito grande, maior às vezes que a capacidade de fuga das pessoas. Ao impedir a visibilidade, ela ocasiona medo e desorientação, dificultando ainda mais a retirada de pessoas de um ambiente enfumaçado. Em um incêndio, em geral, morrem mais pessoas pelo efeito da fumaça que do fogo, diretamente.
A inalação continuada de pequenas quantidades de fumaça, como acontece nos fumantes, por exemplo, leva a um processo inflamatório crônico dos alvéolos pulmonares e mau funcionamento, dilatação e destruição