Efeito Da Concentra O De Substrato Na Velocidade Da Rea O Da Invertase De Saccharomyces Cerevisiae
1871 palavras
8 páginas
Universidade Estadual de CampinasFaculdade de Engenharia de Alimentos
Relatório da Aula Prática 11:
Efeito da Concentração de Substrato na Velocidade da Reação da Invertase de Saccharomyces cerevisiae
TA 514 – turma C
Professor Responsável:
Juliano Lemos Bicas
Grupo II:
Ana Clara Troya Raineri Fiocco RA: 134877
Jéssica Bussi RA: 136209
Priscila Ferreira Tavares RA: 147667
Veronica Federzoni RA: 137774
Campinas, 03 de junho de 2015
1.INTRODUÇÃO
Uma enzima é uma substância orgânica, do grupo das proteínas, com propriedades biológicas que são sintetizadas por células vivas com função de catalisar ou acelerar uma reação sem alterar a natureza das reações (CONN & STUMPF, 1981). As enzimas são fundamentais para qualquer processo bioquímico. Devido à ação das enzimas reguladoras, as vias metabólicas são altamente coordenadas de forma a produzir uma atuação harmoniosa das muitas diferentes atividades necessárias para manter a vida (LEHNINGER, 2002). De uma maneira geral, as enzimas são utilizadas de forma ampla nos mais diversos processos industriais devido sua especificidade e seu potencial catalítico.
A atividade de uma enzima é determinada pela concentração de enzima, concentração de substrato, concentração de cofatores, efetores alostéricos, presença, concentração e tipo de inibidores, força iônica, pH, temperatura e tempo de reação (MACEDO et al, 2005).
As enzimas apenas diminuem a energia de ativação das reações catalisadas, não alterando o equilíbrio químico. Para explicar a ação enzimática o modelo de Michaelis-Menten é bastante simples:
E +S ↔ ES → E + P (equação 1)
Neste modelo a enzima (E) liga-se ao substrato (S) para formar um complexo enzima-substrato (ES). Este pode separar-se novamente em enzima e substrato livre ou transformar o substrato em produto (P). Como em qualquer reação elementar, a velocidade de cada passo será