Efeito da administração de anti-inflamatório não-esteroidal (aine) sobre contorções induzidas pela injeção intraperitoneal de agente irritante em camundongos
1. Introdução
A coagulação sanguínea é a conversão de sangue líquido em um gel ou coágulo. O evento principal é a conversão de fibrinogênio solúvel em fibras insolúveis de fibrina por ação da trombina, o último passo de uma complexa cascata enzimática. Os componentes (chamados fatores) estão presentes no sangue como precursores inativos (zimogênicos) de enzimas proteolíticas e cofatoras. Como é de se esperar, esta cascata enzimática em aceleração precisa ser controlada por inibidores, caso contrário todo o sangue no corpo se solidificaria dentro de minutos após o início do processo hemostático. (RANG E DALE, 2011).
Há uma etapa na produção destes fatores que pode ser bloqueada farmacologicamente, como um exemplo a Varfarina.
A Varfarina é um anticoagulante oral mais importante e assim como outros antagonistas de vitamina K, requerem exames hematológicos frequentes para individualização da dose, sendo, portanto, menos convenientes, além de terem uma baixa margem de segurança.
A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel, essencial para a formação dos fatores de coagulação II, VII, IX e X. A Varfarina compete com a vitamina K pela enzima redutase que ativa a vitamina K e é o alvo de sua ação. (RANG E DALE, 2011).
A Varfarina inibe a enzima epóxido redutase, bloqueando a conversão da vitamina K do seu estado oxidado para seu estado reduzido. Na sua forma reduzida a vitamina é capaz de participar do processo de síntese no processo de coagulação, ou seja, estes fatores teram sua síntese reduzida e consequentemente diminuíram a resposta de coagulação.
O uso terapêutico da Varfarina requer um equilíbrio cuidadoso entre administrar muito pouco, deixando a coagulação sem verificação e em nível inadequado, ou demais, provocando hemorragia. O tratamento é complicado não apenas pelo efeito de cada dose ser máximo após cerca de 2 dias da administração, mas também porque várias condições médicas e ambientais