Efa secundario
Dos muitos problemas que assolam o nosso mundo, há um em particular que muito me incomóda, falo da Desigualdade Social, talvez por ser originária de um país com um grande nível de desigualdade.
Basta andar pelas ruas de Lisboa para vermos essa desigualdade, pessoas a dormirem na rua ao lado de lojas de luxo.
Não que eu seja contra a classe alta, mas incómoda tamanha disparidade, enquanto os políticos passeiam em carros de luxo, têm cartões de créditos com plafond altíssimos, o povo sofre com transportes públicos que fazem greves constantemente, com aumento de impostos, um salário que muitas vezes nem chega para as despesas básicas. Então, os idosos coitados, são esquecidos, abandonados à sorte.
A desigualdade social tem causado ao crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados.
Pessoalmente considero que a desigualdade é um problema Governamental, resultante da má distribuição de renda e do descaso total dos governantes pelo povo. Este só lhes interessa em época de campanha. Passadas as eleições são esquecidos, guardados numa caixa à espera das próximas eleições.
Penso que com aumento de salários, com mais investimento por parte do governo na educação, saúde e formação, esse problema poderiá ser minimizado. Não é correto algumas pessoas denominadas milionárias e bilionárias ganharem milhões em somente um mês, enquanto outras tantas passam fome na rua, sem ter onde dormir, expostas à violência.
A desigualdade social se resume, em muitos com pouco e poucos com muito, ela acontece quando a distribuição é feita de maneira inadequada, portanto, injusta, sendo que enquanto a maior parte do dinheiro fica com a minoria, a maioria sofre com a divisão salarial.Na maior parte dos países, o capitalismo é o principal causador. A desigualdade social que existe nos países que vivem sob o sistema capitalista é ocasionada,