ef4w34

370 palavras 2 páginas
Ondas Sonoras

Em Física definimos ondas sonoras como sendo ondas mecânicas, pois somente se propagam através de um meio material. Diferentemente das ondas eletromagnéticas (como, por exemplo, a luz), as ondas sonoras não podem se propagar no vácuo.

Mas como se formam as ondas sonoras?

As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, ondas que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico bate em um tambor musical, a vibração da membrana produz compressões do ar que se propagam através do meio.

Frequência e velocidade das ondas sonoras

Dependendo da fonte emitente, as ondas sonoras podem apresentar qualquer frequência, desde poucos hertz, até valores extremamente elevados. Porém, nós, seres humanos, só conseguimos ouvir ondas sonoras cujas frequências estejam compreendidas entre 20 Hz e 20.000 Hz, sendo chamadas, genericamente, de sons.
Ondas sonoras que possuem frequência abaixo de 20 Hz são denominadas infrassons e as ondas que possuem frequência superior a 20.000 Hz são denominadas ultrassons.

Classificação das ondas

Unidimensionais – A energia propaga-se linearmente, como numa corda.
Bidimensionais – A energia propaga-se superficialmente, como na superfície da água.
Tridimensionais – A energia propaga-se no espaço, como as ondas sonoras e as luminosas.

Características das ondas

Crista de onda – O ponto mais alto da onda.
Vale de onda – O ponto mais baixo da onda.

Experiência

A experiência proposta é realizada com os seguintes objetos:
Uma lata;
Uma bexiga;
Um pedaço de espelho;
Um laser;

Iremos apontar o laser para o pedaço do espelho, que estará colado na bexiga, que estará encaixada na lata. Assim, ao fazer algum som, as ondas sonoras viajarão pela lata e, ao chegar na bexiga, irá produzir compressões de ar, fazendo ela vibrar, e assim, o espelho irá se mexer, junto com o laser.

Conclusão

Assim como não vemos o ar, mas podemos ver o efeito que ele causa em

Relacionados