EE BME Unidade
BME
Álgebra e Aritmética
Prof.: Alex Santos
1 Expressão Algébrica e Expressão Aritmética
1.1 Expressão Aritmética: Possui números, podendo ter colchetes, chaves e parênteses.
1.2 Expressão Algébrica: Apresenta letras e números nas operações.
2 Potenciação
Quando se opera uma equação, diversas vezes há potências envolvidas no meio do cálculo. Existem algumas regras que ajudam a mexer com estas potências. Mas, antes de falar sobre potenciação e suas propriedades, é necessário que primeiro saibamos o que vem a ser uma potência. Observe o exemplo abaixo:
Note que nesse exemplo o número 2 (chamado de fator) se repete 4 vezes em uma multiplicação que pode ser representada da forma como vem depois da igualdade, ou seja, apenas com o número 2 elevado a 4 onde esse número quatro indica a quantidade de fatores (quantas vezes o 2 se repete).
A essa representação damos o nome de potência. Com isso podemos concluir que, potência nada mais é do que a representação de uma multiplicação de um mesmo número em "n" vezes.
Vamos conhecer agora as principais partes de uma potência, com o seguinte exemplo abaixo:
Chamamos de base o termo que se repete na multiplicação, é o fator da multiplicação.
Chamamos de expoente ao número que fica elevado, ele indica o número de fatores da multiplicação. Nesse caso o número de fatores é "3" ou seja, "5 ∙ 5 ∙ 5" indica que são 3 fatores 5, que possui como resultado 125.
A esse resultado damos o nome de potência, ou seja, é o valor final da multiplicação.
OBS: É importante que se conheça bem essas definições e nomenclaturas, assim como, também é necessário que se saiba identificar cada uma delas em uma potência, visto que, serão de grande ajuda na hora de compreender as demais definições e propriedades.
Agora que você conheceu as partes de uma potência, podemos dar início a explicação de suas propriedades fundamentais. 1. Base elevado a expoente par:
Quando temos um número real elevado a um expoente par,