Educaçãp fisica
Módulo 5- Contexto e saúde
Índice
Processos de controlo do esforço 3
Quanto ao esforço: 3
Quanto à fadiga: 3
Sinais de fadiga 4
Riscos para a saúde 4
Benefícios da atividade física 5
Dimensão cultural da atividade física na atualidade e ao longo dos tempos 5
Distinção entre Desporto e Educação Física 6
Processos de controlo do esforço
A nível médico, o exercício estimula a circulação sanguínea e o crescimento dos tecidos nos músculos; também alivia a fadiga provocada pela tensão nervosa e pela vida sedentária.
Quanto ao esforço:
. Esforço absoluto – é um esforço que por ser muito intenso não possibilita a recuperação no seu decurso. (Exemplo: provas de velocidade)
. Esforço relativo – é um esforço com uma intensidade moderada e por isso é possível a recuperação relativa durante a sua realização.
Quanto à fadiga:
. Fadiga local – é aquela que se revela somente nos músculos que foram utilizados no esforço efetuado, tomando-os incapazes de realizar eficazmente uma ação.
. Fadiga geral – esta variante revela-se nos planos muscular e cardiopulmonar, sendo mais ou menos proporcional ao grau de intensidade do esforço realizado.
Sinais de fadiga
Aparecimento de tonturas;
Aceleração e arritmia das frequências cardíacas e respiratórias;
Transpiração;
Aumento de lesões dos tecidos moles;
Astenia (falta de força);
Alterações do comportamento.
Riscos para a saúde
Tabaco;
Álcool;
Drogas.
Benefícios da atividade física
A atividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. A sua prática regular beneficiam, física, social e mentalmente, toda a população. A atividade física reduz o risco de doenças cardiovasculares, de alguns cancros e de diabetes. A participação em atividades físicas pode melhorar o sistema músculo-esquelético, o controle do peso corporal e reduzir os sintomas de depressão.