Educação e o serviço social/ dificuldade de aprendizagem – ciclo i
Aline Tatiane Soares Alves RA- 166308
Deise Barbosa de Souza RA- 166592
Educação e o Serviço Social/ Dificuldade de Aprendizagem – Ciclo I
Podemos observar que a escola, nos dias de hoje, tem se tornado um espaço importante e fundamental de atuação do assistente social, por ser ela espaço de inclusão social, garantindo a universalidade e a qualidade do seu atendimento e instância de gestão democrática, reconhecendo a importância e necessidade de viabilizar diferentes formas de participação da comunidade, em seu processo de organização e de funcionamento. Com isso uma intervenção profissional interdisciplinar poderá contribuir com a busca de novos saberes e possibilitar que as pessoas se tornem sujeitos de sua história.
O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento.
O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos (motivação, necessidade) para o aprendizado, o processo de aprendizagem sofre interferência de vários fatores, tais como intelectual, psicomotor, físico, social, mas é do fator emocional que depende grande parte da educação infantil, a aprendizagem escolar é considerada um processo natural da criança.
Portanto, tais dificuldades de aprendizagem é um assunto vivenciado diariamente por educadores na sala de aula.
O presente trabalho visa à relevância do Serviço Social dentro da instituição escolar e como os Assistentes sociais poderão atuar e contribuir para um maior embasamento diante da dificuldade de aprendizagem.
Sendo assim, a inserção do Serviço Social, vem valorizar a construção crítica, pois, poderá intervir junto à escola e a família do aluno que apresentam dificuldade de aprendizagem para tomar conhecimento de informações sobre os problemas que decorrem da falta de mais profissionais junto ao professor, e todos que irão dar