Educação Religiosa
O jovem tem a missão de ser seiva na sociedade. A árvore nova tem mais chance de crescer do que a velha. Esse crescimento, ou a realização do plano de Deus, é que nos faz mais felizes. Há multiplicidade de tarefas: professor, médico, construtor, pedreiro, governante... Para que o mundo seja melhor e mais perfeito. Há diversas realizações, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum (1 Cor 12, 6-7).São Paulo, falando aos cristãos de Corinto, faz uma comparação para dizer que todas as funções são necessárias e importantes, embora diferentes, onde Cristo efetua a unidade (1 Cor 12,12-18).Dentro desta unidade da história, numa participação para o bem comum, cada ser é livre(independente do outro):
- têm direitos e deveres de si para si;
- valores pessoais, individuais;
- obras a realizar consigo mesmo;
- respostas a dar a si mesmo.
Pela sua reflexão, pela decisão e pela ação consciente, você se obriga a si mesmo a viver progressivamente como pessoa, como filho de Deus, e então você encontrará o seu lugar no mundo, como parcela importante da história, onde Cristo realiza a unidade. Já percebeu como é gratificante ser útil, empregando talentos, entusiasmo, para ajudar na construção da história?
ATIVIDADES
1. O que São Paulo fala aos cristãos sobre as profissões?
2. E você, que profissão pensa seguir?
3. Que mensagem você passaria aos seus professores?
4. Precisamos muito dos outros. Durante todo o dia, recebemos ajuda de várias pessoas. Vamos fazer uma lista das pessoas que nos ajudam no dia-a-dia.
5. Agradeça a Deus pelas pessoas que nos ajudam no nosso dia-a-dia.
6. Expresse, através de um desenho, uma maneira de ajudar aos outros.
Preciso crescer
Crescimento é: descobrir vivencialmente o belo, o verdadeiro, a amizade... Vejamos algumas dessas vivências:
• Belezas da natureza: Nela encontramos a expressão de nossa alegria,