Educação para o trânsito
a) O aluno que concluir o curso de formação teórico-técnico no ensino médio em escola credenciada pelo DETRAN, estará dispensado da presença obrigatória em curso de legislação de trânsito oferecidos pelos CFC, podendo realizar diretamente o teste escrito no respectivo DETRAN de formação. O aluno, no entanto, deve realizar os demais testes normalmente e em caso de reprovação na prova escrita deverá frequentar o curso oferecido pelos CFC.
b) Disserte sobre a importância do “Programa DETRAN na Escola”, descrito no texto anterior, para o ensino (ou formação) dos futuros candidatos a motoristas, cujas aulas teóricas estão previstas na Resolução n° 265 do CONTRAN.
A preparação dos jovens para o trânsito, seja como pedestre ou condutor de veículos, deve iniciar logo nos primeiros anos da escola e estar presente até a conclusão do Ensino Médio. Tal medida é de suma importância, pois instrui e conscientiza os futuros motoristas a utilizar o trânsito de maneira correta, de modo a torná-los verdadeiros cidadãos.
2. Podemos perceber que o sentido das músicas pode influenciar positiva ou negativamente os adolescentes no trânsito. Neste sentido, a partir do conteúdo estudado nesta disciplina e em seus conhecimentos, disserte, em um texto de no mínimo 15 linhas, sobre o significado das letras das músicas anteriores para com o trânsito.
(3,0 pontos)
No Brasil o carro é considerado um artigo de luxo, principalmente para os jovens. Aquele que o possui se sente superior aos demais, mais forte, protegido e cobiçado. É onde se inicia a falta de cidadania e desrespeito com os demais.
A situação ainda é pior em virtude de nosso país não instruir corretamente as crianças, formando adultos sem opinião própria e sem o conhecimento mínimo de ética. Deste modo tornam-se indivíduos facilmente influenciados pelos meios de comunicação, músicas e qualquer outro meio de coação.
Músicas, programas de televisão e rádio, bem como ídolos e pessoas influentes