Educação no brasil
Introdução
Iremos relatar sobre a educação geral no Brasil,como é a educação nos dias de hoje , se precisamos de uma melhoria para a educação no Brasil ,onde existem planos para uma educação melhor , porém não existe eficácia.
Desenvolvimento
Após pesquisas recentes, no ano em curso, no site do MEC - Ministério da Educação e Cultura e com dados do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do ano passado (2009), pude observar que 35% das escolas da rede pública do nosso Brasil ficaram abaixo da macrometa determinada pelo governo federal e confirmada pelo presidente Lula.
Para cada uma dessas escolas observa-se a percentagem nos anos finais do ensino fundamental, aquele que equivale ao período da 5ª à 8ª série, que corresponde do 6º ao 9º ano.
Para que se tenha uma noção, os anos iniciais, isto é, da 1ª à 4ª série, que corresponde hoje do 1º ao 5º ano, após a reformulação do MEC, também ficaram abaixo da meta de 26% das escolas.
Na 8ª série, o Rio de Janeiro foi o estado com mais escolas abaixo da projeção feita pelo INEP para cada uma delas. Foram 62%. Logo depois, estão o Amapá, com 57%, Sergipe, com 52%, e Rondônia, com 50%. Em São Paulo, 32% das escolas ficaram abaixo da meta. Na 4ª série, Sergipe teve 43% das escolas abaixo da projeção feita para 2009. O Rio está em segundo lugar, com 42% do total, e é seguido por Amapá, com 41%, e pelo Maranhão, com 40%. (Fonte: Carajás o Jornal, 2010).
Essas pesquisas só nos mostram uma realidade, nosso país precisa melhor mais em termos de educação. O problema não reside nos planos estipulados, ou seja, nas metas que devem ser cumpridas, mas sim no controle (monitoramento, acompanhamento e avaliação dessas escolas que devem ser mais rigorosos.
Percebe-se claramente que há um planejamento, porém não se tem uma eficácia, não se chega ao resultado pretendido. Com os níveis de educação básica mais baixos há uma consequência maior para a violência e desigualdade que se agravam cada vez