Educação no brasil
1) definir o que é sucesso escolar e comunicá-lo, claramente, para todos os envolvidos, por meio de índices que mereçam aprendizagem e fluxo escolar (como o IDEB, índices locais, taxas de evasão ou abandono escolar, taxas de conclusão de curso fundamental ou médio, com níveis adequados de desempenho);
Segundo o blog da mobilização de Jaú, Para melhorar a qualidade da educação brasileira, o Governo Federal lançou o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Dentre seus mais de 40 programas voltados para atender da Educação Infantil à Pós-Graduação. Destacamos, para efeito do Plano de Mobilização Social pela Educação, o Plano de Metas do PDE. O Plano de Metas é um compromisso assumido pelos municípios, estados e Distrito Federal com o Ministério da Educação, representado pela adesão a um conjunto de diretrizes a serem adotadas na gestão de suas redes e escolas e nas práticas pedagógicas.
A partir do lançamento do PDE, o apoio do MEC aos municípios, Estados e Distrito Federal, seja por Assistência Financeira, através de transferências voluntárias do FNDE, ou mesmo de Assistência Técnica estará condicionada a elaboração do Plano de Ações Articuladas – PAR que visa promover a equidade na qualidade da Educação Básica em todo o território nacional.
O PAR é elaborado a partir do diagnóstico feito pela Secretaria da Educação. É um planejamento multidimensional da política da educação para o período de quatro anos (2008-2011).
É coordenado pela Secretaria de Educação e deve contar com a participação de gestores, professores e comunidade local.
Com o PAR os municípios se comprometem a implantar ações que visem a melhorar a qualidade da educação. O IDEB é a medida da qualidade alcançada pela educação.
2) identificar alunos que não aprendem, por meio de avaliações regulares, internas e externas e oferecer-lhes a chance de um processo de recuperação de aprendizagem, com preparação de material