educação na perspercitiva critica

358 palavras 2 páginas
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA CRÍTICA: EDUCAÇÃO COMO REPRODUTORA DA ESTRUTURA DE CLASSES OU COMO ESPAÇO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

Teoria do capital humano: investir no trabalhador para que ele produza mais. Os mais capacitados são mais produtivos aumentando as riquezas dos patrões.
Mais valia: é a sobra do que o trabalhador produz que não é pago a ele.
Segundo Marx, no início se produzia apenas para subsistência, mas a sociedade capitalista influencia para a produção além do que é necessário para sobreviver, fazendo com que o trabalhador exija muito de si, causando males a si mesmo, apenas para o capitalista ter cada vez mais e mais riquezas.
Enquanto houver classe social existirá a divisão da sociedade, ou você está de um lado ou de outro, na classe dominante ou na dominada.
A luta de classes é permanente porque os interesses são opostos. Ou você é empregado ou patrão, com interesses opostos.
O capitalismo é a última formação social em que subsistem contradições materiais, acreditavam que o socialismo tiraria a humanidade da pré-história.
Segundo Althusser a educação é ideológica, o estado usa a educação como forma de formar sua ideologia, faz as regras conforme o que é bom para ele, o estado.
O sistema é muito injusto, diz-se que todos têm direitos iguais, mas sabemos que as condições financeiras influenciam muito, e é isso que determinada quem tem direito ou não.
Segundo Gramsci, socialista que dedicou seus estudos em defesa da classe trabalhadora, uma saída para a mudança das classes é por meio da educação. Como a escola passa valores burgueses ela também pode transmitir os ideais revolucionários da classe trabalhadora.
Algumas escolas estão bem estruturadas fisicamente, dão acesso aos alunos a internet, as tecnologias, mas não passam uma visão ao aluno das desigualdades e sim que tem que estudar para arrumar um bom trabalho, para ter sucesso na vida como trabalhador. Não passam a visão que enquanto trabalhamos enriquecemos os patrões.

Relacionados