Educação física
O principal objetivo da educação física infantil é oferecer à criança atividades recreativas que desenvolvam o aspecto motor, cognitivo, e sócio afetivo da mesma, levando sempre em conta a faixa etária e o nível de desenvolvimento do aluno. O professor deve promover jogos e brincadeiras que cooperem para a evolução da agilidade, flexibilidade, coordenação motora, força, raciocínio, aceitação das diferenças, companheirismo, disciplina, trabalho em equipe, respeito...
Jakenpô na linha
Os alunos são divididos em duas equipes, posiciona-se cada equipe em diagonais opostas da quadra, em fila. Ao sinal do professor, um aluno de cada equipe deve correr pela lateral da quadra, depois ir em direção ao centro da mesma, ao se encontrarem, jogam jakenpô, quem perde volta para o final da fila da sua equipe, saindo imediatamente o próximo da equipe que perdeu ao encontro do vencedor do jakenpô, que ao vencer continuará correndo em direção da equipe adversária, e só parará ao encontrar outro oponente para jogar. Vence a equipe que um de seus componentes chegar do lado da equipe adversária.
Essa atividade desenvolve a velocidade, raciocínio, e trabalho em equipe.
Dia e Noite
Os alunos são divididos em duplas, ficando um de costas para o outro no centro da quadra, os alunos de um lado serão denominados dia, e do outro noite. A equipe que tem o seu nome chamado pelo professor deve correr até o final da quadra, evitando ser pega pela outra equipe. Os comandos também podem ser dados através de histórias contadas pelo professor , que contenham as palavras de comando. Uma equipe também pode ser denominada ímpar e a outra par, então o professor proporá soluções matemáticas, levando os alunos a descobrirem qual equipe deve correr, e qual deve pegar.
Essa atividade desenvolve o raciocínio rápido, a reação, e a velocidade.
Futebol de Duplas
Essa brincadeira tem praticamente as mesmas regras do futsal, o que muda é que os alunos jogarão em duplas e de mãos