Educação Física
A figura 2 representa um corpo A, de massa 4,0 kg, que desliza no sentido positivo do eixo dos xx com uma velocidade de módulo 4,0 m s-1 e colide com um corpo B, de massa 2,0 kg, que se desloca em sentido contrário com uma velocidade de módulo 1,0 m s-1. Após o choque, o corpo A pára e o corpo B continua em movimento.
X.1
Determine a velocidade do centro de massa do sistema formado pelos dois corpos, imediatamente antes do choque.
Apresente todas as etapas de resolução.
A figura 1 representa uma superfície horizontal, com uma interrupção entre os pontos A e D, e um corpo X, que se movimenta entre duas posições, x1 e x2, sobre a superfície horizontal. O corpo está preso a um fio inextensível e de massa desprezável, no qual actua uma força vertical, , de módulo constante. Durante o movimento, a inclinação do fio variou de para , como a figura mostra. Considere = 2,4 m e = 5,0 m.
Tendo em conta a situação descrita, seleccione a alternativa correcta.
X.1
O movimento do corpo é uniformemente acelerado.
X.2
O módulo da aceleração do movimento é independente da massa do corpo.
X.3
O movimento do corpo pode ser uniforme quando sujeito a uma força de atrito constante.
X.4
O módulo da aceleração do movimento do corpo diminui, na ausência de atrito.
A figura 1 representa uma superfície horizontal, com uma interrupção entre os pontos A e D, e um corpo X, que se movimenta entre duas posições, x1 e x2, sobre a superfície horizontal. O corpo está preso a um fio inextensível e de massa desprezável, no qual actua uma força vertical, , de módulo constante. Durante o movimento, a inclinação do fio variou de para , como a figura mostra.
Considere = 2,4 m e = 5,0 m.
Quando o corpo X atinge a extremidade A com a velocidade de 4,0 (m s-1), o fio parte-se e o corpo começa a mover-se livremente. Seleccione o gráfico que melhor traduz o modo como varia o quadrado do módulo