Educação Física
Calistenia vem do termo grego “Kallistenés” que significa cheio de vigor ou força harmoniosa (Kallós = belo, sthenos = força). Para os helenos, dizer-se cheio de vigor significava dizer saúde integral, isto é, física, mental e espiritual. Para o grego clássico, a harmonia da força estava justamente no equilíbrio de sua manifestação: força física, força mental e força espiritual (Platão foi um grande esportista e campeão muitas vezes). Modernamente, calistenia é uma série de exercícios físicos executados sem aparelhos, com a finalidade de produzir saúde, força, elegância e bem estar geral. Os exercícios calistênicos afetam principalmente as grandes massas musculares que colaboram na manutenção ereta do tronco e facilitam as atividades dos órgãos vegetativos, base importante da saúde, enquanto o corpo adquire uma atitude esbelta e natural.
CARACTERÍSTICAS
A calistenia representa uma série de exercícios localizados, com fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos. Dada a sua mobilidade e simplicidade, adapta-se a qualquer tipo humano, podendo ser considerada como uma ginástica eclética. Está presente em todas as modalidades que objetivam o desenvolvimento da condição física específica (aeróbica, hidroginástica, exercícios de reabilitação)
A calistenia não é um sistema, mas poderá integrar qualquer sistema de ginástica. Sua flexibilidade adapta-se sempre as circunstâncias e evolui de acordo com as tendências e características humanas, sem perder seu objetivo central: a arte de exercitar os músculos, com o fim de adquirir saúde, força, elegância de porte e movimento.
Método Sueco de ginastica
O idealizador do método sueco de ginástica foi Per Henrik Ling (1776-1839), nascido na cidade de Lyunga, na Suécia. Ling, como era conhecido, era poeta e escritor. Sua relação com a Educação Física surgiu primeiramente quando solicitou e obteve autorização para auxiliar a ginástica no seu curso de esgrima.
Em 1807, por influência de Ling, o