Educação física
O IBGE conceitua o extrativismo vegetal como sendo o processo pelo qual o homem realiza a coleta ou apanha de produtos provenientes dos recursos florestais nativos, tais como: madeiras, látex, sementes, folhas, resinas, óleos, frutos, raízes e outros. A atividade extrativa se caracteriza pela oferta fixa determinada pela natureza.
O início da extração pode ser entendido por uma oferta potencial (S) de determinado recurso natural como se fosse um bem livre. As curvas de oferta e demanda não têm interseção, uma vez que a extração do recurso se destina essencialmente à utilização direta dos próprios extratores.
Cada produto do extrativismo apresenta uma característica específica, existem diversos estágios no extrativismo conforme sua inserção com outras atividades econômicas. Existem diversas atividades extrativistas:
Extrativismo extinto, extrativismo de coleta e extrativismo de aniquilamento, algumas atividades extrativistas foram extintas, outras convivem com a produção domesticada e outras nunca serão domesticadas.
A atividade extrativa em si, depende da disponibilidade de recursos naturais fornecidos pela natureza e pla importância que este recurso ganhará posteriormente, por exemplo na extração vegetal do noni( uma fruta) só ganhou importância, após a descoberta dos benefícios dela.
A economia extrativista é um ramo que apresenta certas limitações, como a extração depende de um recurso natural a oferta muitas vezes não consegue suprir a demanda mercadológica. E o uso racional, de forma sustentável deixa a desejar.A falta de fiscalização e pouca importância ambiental dos grandes latifundiários faz com que a circulação de capital fique na mãos de poucas pessoas.
A dispersão dos recursos extrativos na floresta faz com que a produtividade da