Educação Física na Antiguidade
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o surgimento da educação física em vários locais, no período da antiguidade. Iremos abordar todos o fatores culturais, políticos e religiosos, que influenciavam nas práticas esportivas.
Palavras-chave: Esportes, antiguidade,religião, política
1. INTRODUÇÃO
A prática da educação física na antiguidade é mais forte e evidente na Grécia, com seus jogos olímpicos e em Roma, com as lutas medievais e desafios com gladiadores. A prática da educação física na Grécia era uma atividade religiosa onde os atletas adoravam os deuses e eram relacionados aos ideais de beleza e perfeição do corpo, entrando em contradição com as práticas romanas, que tinha como principais características as exibições corporais praticadas no circo e o menosprezo à vida praticada nas arenas ou estádios.
2. CULTURAS GREGAS
A Grécia antiga é uma civilização de grande esplendor cultural. Os principais elementos da cultura eram: Arte, filosofia, esportes, mitologia, teatro, democracia, religião, oráculos e o orfismo.
• ARTE: Os gregos eram excelentes escultores, eles retratavam o corpo humano, expressões e sentimentos. Usavam o mármore e foram influenciadores de outras culturas como a Romana.
• FILOSOFIA: Os principais pensadores da humanidade eram gregos. Desde aquela época buscavam teorias para explicar a existência humana, fugindo do tradicional que era a mitologia. Eles eram muito adiantados para o seu tempo, entre os mais conhecidos temos Platão e Sócrates.
• ESPORTES: Foram os gregos que desenvolveram os jogos olímpicos para reverenciar os deuses.
• MITOLOGIA: Os gregos criaram a mitologia para transmitir conhecimentos de geração em geração.
• TEATRO: As peças aconteciam em arenas, pelo grande número de pessoas. Os atores retratavam o comportamento do ser humano.
• DEMOCRACIA: A cidade de Atenas era o berço da democracia. Os cidadãos atenienses eram aqueles que votavam, para decidir o rumo das cidades-estados, pois a Grécia