educação fisica
A história da Educação Física relaciona-se com todas as ciências que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividades físicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.
A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. Assim, a sua orientação no tempo e no espaço está em sintonia com os sistemas políticos, sociais, econômicos e científicos vigentes nas sociedades humanas.
Não podemos chamar as práticas da antiguidade de "Educação Física" pois este termo é bem mais novo. Relacionada aos exercícios e práticas do passado damos o nome de Práticas Corporais que é o termo que usamos.
Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, as práticas corporais visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares.A mulher nesta época era praticamente nula. Não tinha o direito à nada, apenas ser esposa e tomar conta da casa e dos filhos. Pouco se dedicavam à cultura intelectual e muito menos a da moral. Essas práticas corporais não existiam apenas na Grécia, mais sim em todo o mundo.
A dança foi uma das praticas corporais mais praticada na antiguidade. A dança na antiguidade tinha como um simbolo de ser sagrada. Dança, hoje considerada uma das artes mais complexas, está presente na vida do homem desde os períodos mais remotos e sua origem foi como ato sagrado. A dança