Educação física adaptada
Em 1930, após o campeonato do mundo de futebol, jogava-se futebol em todo o lado, inclusive nos campos mais pequenos, como os de basket ou de hóquei.
O professor Juan Carlos Ceriani ao aperceber-se desta situação criou algumas regras para este desporto ao qual chamou “indoor-foot-ball”, o qual mais tarde e por influência dos brasileiros se passou a chamar “futebol de salão”.
Em Portugal, o futsal dá os primeiros passos no ano de 1985, quando em Lisboa se iniciaram as primeiras provas distritais de futebol de salão.
Andebol
Atribui-se a invenção do andebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a Primeira Guerra Mundial. No início, o andebol era praticado apenas por moças e as primeiras partidas foram realizadas nos arredores de Berlim
A primeira vez que o andebol foi disputado em Jogos Olímpicos foi em 1936, depois foi retirado e voltou em 1972, já na sua nova versão (de 7 jogadores) e em 1976 o andebol feminino também passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos.
Ginástica
A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental, desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia Antiga. * Melhoria e desenvolvimento de auto-estima, autovalorizarão e auto-imagem; * O estímulo à independência e autonomia; * A socialização com outros grupos; * A experiência com suas possibilidades, potencialidades e limitações; * A vivência de situações de sucesso e superação de situações de frustração; * A melhoria das condições organo-funcional (aparelhos circulatório, respiratório, digestivo, reprodutor e excretor); * Melhoria na força e resistência muscular global; * Aprimoramento da coordenação motora global e ritmo; * Melhora no equilíbrio estático e dinâmico;