Educação fisica
Sondagem
A informatização, o acúmulo de tarefas diárias e o sedentarismo são fatores negativos para a saúde física e mental dos trabalhadores. Preocupadas com esta realidade, muitas empresas estão tendo a iniciativa de implantar um programa de qualidade de vida que possibilite aos funcionários a prática de algum exercício físico.
Justificativa
Segundo Baú (2002), a ginástica laboral é uma sequência de exercícios diários que visam a normalizar capacidades e funções corporais para o desenvolvimento do trabalho ,diminuindo a possibilidade de comprometimentos da integridade do corpo. De acordo com Zilli (2002, p.67), a ginástica laboral pode gerar vários benefícios fisiológicos, tais como: aumento da circulação sanguínea e da oxigenação muscular, melhora da amplitude articular e da flexibilidade, melhora da postura, redução das tensões musculares; melhora da concentração; prevenção de LER/DORT; melhora do ânimo e disposição para o trabalho, ativação dos reflexos prevenindo acidentes, desenvolvimento da consciência corporal e redução da fadiga mental.
As funções atribuídas aos funcionários durante o expediente exigem muitas vezes movimentos repetitivos, provocando casos de fadiga muscular e irritabilidade, interferindo na sua qualidade de vida. O funcionário necessita dispor de um tempo para descansar o corpo ,realizando um simples e breve espreguiçar, que não deixa de ser um alongamento. A ginástica laboral propicia um momento de pausa, através de atividades que estimulem a integração, provocando risos e aliviando, assim, tensões geradas pelo acúmulo de tarefas no horário de trabalho. O projeto pretende atuar ainda na orientação, conscientização e prevenção das lesões no ambiente de trabalho, por meio de palestras curtas realizadas no próprio ambiente de trabalho sobre a conscientização, enfocando a ergonomia da vida diária através de atividades que são realizadas em nosso dia a dia.
Objetivo geral
Proporcionar um momento de