Educação fisica
Só uma actividade física regular, sistematizada, contribui para a manutenção de um estilo de vida saudável.
Todas as actividaes físicas implicam a participação das diversas capacidades motoras.
A aptidao física é a capacidade de os sistemas do organismo(circulatório, respiratório, muscular) funcionarem de forma eficaz, proporcionando menores riscos de doenças, permitindo a realização das várias actividades do dia-a-dia, com a energia suficiente que permite evitar um cansaço excessivo.
As capacidades motoras dividem-se em dois grupos: * Condicionais - estão relacionadas com os processos de obtenção de energia.
* Coordenativas – relacionam-se fundamentalmente com os processos de controlo do movimento e são dependentes do sistema nervoso central.
A resistência é a capacidade motora que permite realizar um esforço relativamete longo, resistindo à fadiga, com uma rápida recuperação depois dos esforços, evitando a perda de qualidade de execução.
Nesta resistência verifica-se o equilíbrio entre o oxigénio que está a ser necessário para o trabalho muscular e aquele que a circulação transporta até ao tecido muscular. Está associada a esforços prolongados, de média ou baixa intensidade.
No início de cada esforço, os aparelhos respiratório e cardiovascular não podem responder imediatamente às necessidades metabólicas que as fibras musculares necessitam; por vezes, só passados 2 min é que o estado de quilíbrio se verifica, isto é, começa a atingir a potência energética máxima; nessa altura, estabiliza-se o nível respiratório e a frequência cardíaca.
Nesta resistência verifica-se a realização de esforço com dívida de oxigénio, isto é, as fibras musculares absorvem todo o oxigénio que os sistemas respiratórioe cardiovascular lhes enviam e, mesmo assim, esse oxigénio é insuficiente para colmatar as suas necessidades. Está associada a esforços curtos, de intensidade