Educação fisica
Ginastica artistica
Existem duas formas de disputa da ginástica rítmica: a individual e em conjunto. Em ambas as esportistas precisam realizar movimentos técnicos em sincronia com uma música e com a utilização de aparelhos.
Existem cinco tipos de aparelhos na GRD: bola, fita, maça, arco e corda. Nem todos eles, contudo, são utilizados na mesma competição. No caso das Olimpíadas e dos Jogos Pan-Americanos, por exemplo, a Federação Internacional de Ginástica define quais deverão ser usados.
Tanto na disputa por conjunto como na individual, a avaliação é feita por três juízes especializados, que distribuem notas de acordo com a qualidade da apresentação das competidoras. Aquela que obtiver a maior nota (média da soma de todos os jurados) ao fim das apresentações será considerada campeã.
Todas as apresentações individuais devem ocorrer entre 75 e 90 segundos, enquanto as apresentações em conjunto precisam ser realizadas entre 135 e 150 segundos. O fim da seqüência tem de ocorrer simultaneamente ao término da música.
As atletas podem ser penalizadas caso esse tempo não seja cumprido. Se isso acontecer, será descontado 0,05 ponto da apresentação por cada segundo acima do limite. Os juízes também punem as ginastas caso elas executem movimentos fora do