Educação financeira para crianças
Educação Financeira para crianças
Dalva Ramos Freire
Gabriela Louise da Silva dos Santos
Guaratinguetá – SP
2013
Sumário
Sumário 2
1. O QUE É A EDUCAÇÃO FINANCEIRA? 4
2.4 COMO DOAR TEMPO, TALENTO E DINHEIRO 7
3. LIÇÕES FINANCEIRAS COMEÇAM DESDE CEDO 8
4. DIZER "NÃO" É PRECISO 8
5. EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PRÁTICA 9
6. COMO O DINHEIRO CHEGA EM CASA? 10
7. COMPRAS EXIGEM PACIÊNCIA 11
8. OUTRAS DICAS PARA CRIAR UM CIDADÃO CONSCIENTE 12
8.2 VALORES 13
8.3 POUPANÇA 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 17
Resumo:
Este artigo científico vai abordar um assunto muito comum no nosso cotidiano, a educação financeira para crianças. Ele ajudará a entender como gastar com sabedoria, poupar e usar o dinheiro com controle. Mostrará também como as pessoas podem ser mais organizadas perante o seu dinheiro, tendo mais responsabilidade e planejamento na hora de controlar suas finanças.
Introdução
Cada vez mais as pessoas e famílias têm dificuldades de lidar com suas finanças, já que o consumismo inadequado é uma das principais razões para isso. A ideia é conscientizar essas pessoas em situação de “perigo” a administrar bem suas finanças, para ter uma vida mais organizada e desvincular esse consumismo vindo da mídia que faz com que cada vez mais se enrole nesse ciclo.
Para que essa situação melhore e as pessoas tenham uma vida financeira organizada e bem planejada, o país deve aprofundar a educação financeira, uma vez que isso também contribui com seu crescimento econômico.
Por meio de profissionais da área financeira e outras fontes, o trabalho procura mostrar a importância de se educar financeiramente as pessoas, desde a infância e como escolas e famílias podem ajudar para que elas entendam tudo com mais facilidade.
Palavras-Chave: Educação financeira, criança, dinheiro
1. O QUE É A EDUCAÇÃO