Educação de Jovens e Adultos
Centro De Ciências Humanas – CCH
Curso: Pedagogia 7º Período
Acadêmica: Eliene Soares de Amorim
Matemática Fundamentos e objetivos da área
Vera Maria M. Ribeiro. A matemática é a base para a construção de conhecimentos relacionados ás outras áreas do currículo, ela está presente nas ciências exatas, nas ciências naturais e sociais e também nas variadas formas de comunicação e expressão. Portanto sua aprendizagem refere-se a um conjunto de conceitos e procedimentos que comportam métodos de investigação e raciocínio, formas de investigação e raciocínio, formas de representação e comunicação.
O mundo do trabalho cada vez mais vem exigindo da escola, uma formação de pessoas que saibam fazer perguntas, que assimilem rapidamente informações e resolvam problemas utilizando processos de pensamento cada vez mais elaborados. Na educação de jovens e adultos, mais do que em outras modalidades de ensino, esses conhecimentos costumam ser bastante diversificados e muitas vezes são encarados equivocadamente como obstáculos à aprendizagem.
Muitos jovens e adultos pouco ou nada escolarizados dominam noções matemáticas que foram aprendidas de maneira informal ou intuitiva, como, por exemplo, procedimentos de contagem e cálculo estratégias de aproximação e estimativa. A mediação entre o conhecimento informal dos alunos e o conhecimento sistematizado ou escolar pode ser amplamente facilitada pela intervenção do professor.
Outro objetivo que faz-se relevante na aprendizagem da matemática é comunicar-se matematicamente, identificando, interpretando e utilizando linguagens e códigos. Portanto a comunicação desempenha um papel fundamental para auxiliar os alunos a construírem os vínculos entre as noções informais e intuitivas é a linguagem abstrata e simbólica da matemática.
No inicio da escolaridade, é importante enfatizar o caráter instrumental das noções matemáticas, tomando-o como fio condutor da