Educação de jovens e adultos
1. TEMA
Programa de Educação de Jovens e Adultos
2. TÍTULO
Educação de Jovens e Adultos
3. OBJETIVO
O educador de jovens e adultos tem como objetivo a alfabetização visando à libertação, buscando incentivar o indivíduo ao reingresso às salas de aula, oportunizando-o a agir como sujeitos ativos dessa realidade, tornando-o capaz de mudar a realidade de sua vida, permitindo-lhe reescrever sua história. Conduz o indivíduo ao conhecimento, utilizando meios do cotidiano, incentivando seu crescimento pessoal e profissional.
4. JUSTIFICATIVA
Na prática do chamado "método” Paulo Freire o educador busca compreender os anseios e necessidades de pessoas tão especiais, considerando que o aluno é um ser pensante, cheio de capacidade e portador de idéias, que se apresentam espontaneamente, em uma conversação simples e em suas críticas aos fatos do dia-a-dia.
5. INTRODUÇÃO
A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada, por isso, o professor da EJA deve, também, ser um professor especial capaz de identificar o potencial de cada indivíduo, buscando compreender melhor o aluno e sua realidade diária.
6. DESENVOLVIMENTO
Paulo Freire implantou um método de educação construído em cima de idéias de um diálogo entre educador e educando, onde há sempre partes de cada um no outro, fazendo com que o aluno seja um ser pensante, crítico e produtor do seu conhecimento, o educando, especialmente o adulto, ao perceber que está sendo tratado como um agente ativo, participante do processo de aprendizagem, vai se sentir mais interessado e mais responsável.
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O papel do educador no exercício de suas funções, visando fazer da escola um espaço de participação social, valorizando a democracia, o respeito, a pluraridade cultural e a formação do cidadão, baseado na responsabilidade ética, política e profissional,