Educação ambiental
Tem sido cada vez mais comum a discussão de assuntos relacionados a consciência ambiental, no entanto, como relatam alguns especialistas, ainda estamos muito distantes de assumirmos posturas ideais que corroborem com a tão falada sustentabilidade.
Mediante todas essas condições torna-se relevante responder as seguintes questões:
O que é educação ambiental?
Quais seus objetivos?
Capítulo I- O que é educação ambiental?
A humanidade passou por uma série de mudanças:
. Surgimento do processo de produção industrial que faz uso de recursos naturais – em escala - e, que ainda geram resíduos;
. Migração das pessoas do ambiente rural para as grandes cidades;
. Aceleração no crescimento populacional;
Essas, entre outras, mudanças trouxeram conseqüências para todo o planeta. Sengundo Reigota (2010; p. 28), com essas mudanças surgiu uma cultura de separação do homem e meio ambiente, uma vez que o homem não se enxerga como parte do meio ambiente, não estabelecendo assim, limites coerentes para utilização de recursos naturais.
Logo, a educação ambiental surge com resposta a preocupação da sociedade com futuro. Essa preocupação fez com que crescesse o numero de atitudes sustentáveis, ou seja, utilização de recursos naturais para o atendimento das necessidades atuais sem prejudicar a necessidade de gerações futuras.
Capítulo II – Quais os objetivos da educação ambiental?
Marcos Reigota (2010; p. 35), aponta como objetivo da educação ambiental, resumidamente:
- Conscientização;
- Conhecimento;
- Comportamento (Atitude)
- Competência;
- Capacidade de avaliação;
- Participação;
Sendo assim, o objetivo da educação ambiental é desenvolver nas pessoas a consciência a consciência dos problemas ambientais e estimulá-las a tentar buscar soluções para estes problemas. Não é um processo fácil e nem rápido, já que nem todas a pessoas têm consciência de que elas mesmas podem