educação ambiental
Elisangela de Oliveira
Prof. Orientador: Charles
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas – Estágio I
16/12/2014
RESUMO A Educação Ambiental tem o importante papel de fomentar a percepção da necessária integração do ser humano com o meio ambiente. Uma relação harmoniosa, consciente do equilíbrio na natureza, possibilitando, por meio de novos conhecimentos, valores e atitudes, a inserção do educando e do educador como cidadãos no processo de transformação do atual quadro ambiental do planeta. Pela gravidade da situação ambiental em todo o mundo, se tornou categórica a necessidade de implementar a Educação Ambiental para as novas gerações em idade de formação. É muito importante que as novas gerações possam ter em seus currículos escolares a dimensão ambiental porque a escola é um lugar ideal para que esse processo aconteça.
Palavras-chave: escola. educação. sustentabilidade
1 INTRODUÇÃO Esta havendo um grande interesse do ser humano em assuntos como o meio ambiente devido às grandes catástrofes que tem assolado o mundo nas últimas décadas.
A educação ambiental tornou-se lei em 27 de abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: “A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente na educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. A Educação Ambiental tenta despertar a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. A partir desta lei ficou estabelecida a obrigatoriedade da Educação Ambiental em todos os níveis do ensino formal da educação brasileira.
A escola é um local privilegiado para estabelecer conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem aos alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades e, principalmente, perceberam como integrantes