Educação ambiental
Unidades de conservação são áreas naturais protegidas , fazendo parte do sistema brasileiro de proteção ao meio ambiente, na esfera federal pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), compondo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que foi instituído em 18 de julho de 2000, através da Lei Nº 9.985.
Também é um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
Reserva biológica da Fazendinha
Segundo as informações do site a APA da Fazendinha está localizada ao sul do município de Macapá, na divisa com o município de Santana, a 15 km da capital do Estado. É limitada ao norte pela rodovia Salvador Diniz, ao sul pelo Rio Amazonas, a leste pelo Igarapé Paxicu e a oeste pelo Igarapé Fortaleza. Atualmente, situa-se em área de expansão urbana das cidades de Macapá e Santana.
A APA é uma unidade de conservação que tem por objetivo conciliar as atividades humanas com a conservação da vida silvestre, a proteção dos demais recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população, por meio de um trabalho conjunto entre órgãos do Governo e a participação ativa da comunidade.
A Lei Federal Nº 6.902 / 91, prevê a criação dessa nova categoria de Unidade de Conservação, que difere fundamentalmente das demais, por contornar a problemática da desapropriação de terras.
No senso de 2004 foi contabilizado 267 famílias residindo na APA Fazendinha com um total de 1.332 habitantes, distribuídas em cento e noventa e duas residências. Na margem direita do Paxicu, moram 165 pessoas agrupadas em 33 famílias.
A formação geológica da área pertence ao período do quaternário, contendi depósitos aluviais (são terrenos baixos e planos