Educação Ambiental
Unidade 2: Água Nacional e Estado de São Paulo
Ações sobre os recursos hídricos do Estado de São Paulo
Segundo a classificação de recursos hídricos da ONU – Organizações das Nações Unidas, o Brasil é abundante em disponibilidade hídrica, pois dispõe mais de 35000 m3 de água por habitante/ano, isso considerando todo o território nacional. Já a região metropolitana do Estado de São Paulo, que engloba os munícipios de São Paulo, Osasco, Guarulhos, Carapicuíba, Barueri, Cotia, Francisco Morato, Franco da Rocha, Poá, Suzano, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano Diadema, é considerada crítica por dispor de apenas 200 m3de água/habitante/ano. Geograficamente é a região do Alto Tietê.
Para gerir os recursos hídricos e ambientais do Estado de São Paulo foram criadas a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, e a Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ambas em 1973. A Sabesp é uma empresa de administração indireta do Estado de São Paulo, e atua na manutenção e tratamento dos recursos hídricos de São Paulo. A empresa também mantem vários programas de manutenção e tratamento da rede de água e esgoto, e programas educacionais de conscientização e esclarecimento sobre o uso da água. Os principais programas da empresa são:
- Projeto Tietê, cujo objetivo é coletar e tratar os esgotos de cerca de 18 milhões de pessoas da Região Metropolitana de São Paulo, para melhorar as condições ambientais e de saúde pública.
- Onda Limpa. Lançado em 2007, o programa Onda Limpa tem como objetivo despoluir as praias da Baixada Santista e do Litoral Norte de São Paulo.
- Uso racional da água, que tem como principais objetivos:
Conscientizar a população sobre a questão ambiental visando mudanças de hábitos;
Prorrogar a vida útil dos mananciais existentes de modo a garantir a curto e médio prazo o fornecimento da água necessária à população;
Reduzir os custos do