Educação Ambiental
Matricula: 1407537 Polo: Bertioga
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Apesar dos avanços em relação à preservação do meio ambiente, particularmente acredito que, as pessoas ainda não compreenderam a real necessidade de cada um fazer sua parte. Vejo que muitas até falam do assunto, mas não tomam atitudes para contribuição.
Tantas conferências realizadas, porém pouco resultado se tem visto. Problemas como desigualdade social, emissão de gases poluentes, desmatamento de florestas entre outros ainda sem solução. O aquecimento global tem gerado graves consequências para o meio ambiente e para a humanidade.
Se o homem quiser controlar o aquecimento global ele terá que aprender a controlar seu próprio consumismo!
A cada dia me surpreendo mais com o que vem acontecendo em nosso meio ambiente. Verdadeiros paraísos estão se tornando acampamento de lixo. Muitas pessoas não tem consciência que: se não preservamos a natureza, também não nos preservamos.
No estado de São Paulo, por exemplo, estamos em meio a uma crise por falta de água, devido à baixa chuva no período do verão, e ainda assim é comum vermos pessoas lavando calçadas, com as torneiras abertas, desperdiçando grande quantidade de água, sem nem importarem com o problema. Acredito que falte por parte do governo e educadores a conscientização permanente da população e não somente nos momentos críticos.
Precisamos tirar do papel alguns temas que congressos e seminários. Cada um é responsável pelo planeta e devemos todos ajudar.
Por isso acho essencial que desde a educação infantil venha ser ensinado às crianças sobre a importância de cuidar de nosso planeta até mesmo em pequenos gestos, pois fazem a diferença.
A questão não é apenas se se ensina educação ambiental na escola ou não, mas a maneira como se ensina.
Acredito que, a base da educação ambiental seja através de práticas e exemplos no ambiente escolar, familiar ou social precisamos cativar a