educação ambiental
03
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NO DIAGNÓSTICO
AMBIENTAL
SUMÁRIO
3.1 Importância da Educação Ambiental no diagnóstico ambiental
2
|aula
Prof.ª Dra. Eliane de S. Zanzini
Objetivos da aula
▪▪ Definir diagnóstico ambiental;
▪▪ Caracterizar
a
educação
ambiental
como
ferramenta de análise do meio;
▪▪ Definir conceitos e estratégias relacionadas ao diagnóstico ambiental.
3.1 Importância da Educação Ambiental no diagnóstico ambiental
Esta aula destina-se à orientação de estratégias de análise do meio, devendo nortear ações para a efetiva mitigação de impactos ambientais.
Começaremos, então, pela definição de diagnóstico ambiental proposta por Tassara, (2008, p.70):
“Completa descrição, análise e interpretação da situação da qualidade dos recursos ambientais de um dado sistema ambiental (ambiente, território ou região, realizada a partir do estudo das interações e da dinâmica de seus componentes físico (subsolo, água, ar, clima, recursos minerais etc.), biológicos
(fauna e flora) e socioeconômicos (uso e ocupação do solo, usos da água e relações socioeconômicas, sítios, monumentos, etc). Parte importante dos estudos de impacto ambiental (EIA), os diagnósticos ambientais devem ser parte integrante dos relatórios de impacto ambiental (RIMA)”.
Santos (2004, p.72) ressalta que o diagnóstico ambiental é um momento do planejamento que envolve, pelo menos, três fases, sendo que cada qual compreende um processo: a seleção e obtenção de dados de entrada, a análise integrada e a elaboração de indicadores que servirão de base para a tomada de decisão. O objetivo principal é a busca de dados para fomentar os planos de ação para melhoria da qualidade ambiental.
A partir do diagnóstico ambiental é possível conhecer todos ou boa parte dos componentes ambientais de um determinado espaço, independentemente do seu tamanho, e, assim, caracterizá-lo com relação à sua qualidade ambiental.
Essa avaliação é