Educação ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Teixeira de Freitas
2013
Gabriela Ribeiro
Isabella Andrade
Israel Júnior
Izabelly Azevedo
Naiane Joyce
Valesca Cabral
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Teixeira de Freitas
2013
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Objetivo geral
A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento volvido à proteção da natureza.
Problemas
INTRODUÇÃO
Qual o objetivo da Educação Ambiental?
Desenvolver nas pessoas a consciência dos problemas ambientais e estimulá-las a tentar buscar soluções para estes problemas. Não é um processo fácil e nem rápido, já que nem todas as pessoas têm consciência de que elas mesmas podem estar prejudicando o ambiente (jogando lixo nas ruas, por exemplo) e, muitas vezes, não vêem motivos para se preocupar. Mas com um pouco de boa vontade, tanto dos educadores como da população, a educação ambiental pode trazer bons resultados. Principalmente fazer com que a população compreenda os problemas causados ao ambiente (devido à ação do homem) e incentivar esta população a buscar práticas para a solução destes problemas.
A Educação Ambiental está muito restrita à área das ciências naturais, ficando praticamente ausente nas áreas econômica, política, social e cultural. Já que os problemas ambientais têm suas causas e consequências relacionadas a todas estas áreas e deveriam, assim, ser solucionados como um todo. Portanto, a Educação Ambiental deveria ser um processo mais ativo, dinâmico, que impulsionasse o indivíduo a proteger e melhorar o meio-ambiente e o convencesse da importância disso. Isto seria um passo ao desenvolvimento sustentável (que não visa