Educação Ambiental
1 - Introdução
A escola é o espaço onde o aluno tentará aprender a se integrar diretamente com a sociedade. E é na prática que o aluno vai ter a chance de ter essa experiência ambientalmente correta, para que seja exemplo de um cidadão responsável.
A Educação Ambiental é um processo participativo, onde a criança assumirá o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente na avaliação dos problemas ambientais em busca de soluções.
A relação entre a educação ambiental nas escolas e a reciclagem caracteriza uma importância fundamental conscientizando a cidadania e preparando-o para participar ativamente numa sociedade atual tão exigente.
Estamos vivendo momentos cruciais, os noticiários denunciam a possível falta de água potável, crise energética, desmatamento desordenado, poluição do ar, dos rios, além de doenças degenerativas, causadas pela falta do conhecimento de causa.
A reciclagem é, indiscutivelmente, uma das melhores soluções para o problema que representa a maior parte dos nossos resíduos domésticos. E, contudo, não é uma "panaceia para todos os males". Também absorve energia e gera resíduo, exceto no caso da compostagem. Inevitavelmente, deixa de fora uma série de materiais não recicláveis cujo único destino possível é o aterro sanitário ou a incineração.
O Brasil produz aproximadamente cem mil toneladas de lixo por dia. Imagine uma fila de caminhões de lixo, de cinco toneladas de capacidade ocupando uma distância equivalente a dez pontes Rio-Niterói. Pense no que acontece com o lixo que produzimos em casa. Normalmente ele é colocado em sacos de plásticos e fechado para ser coletado. Cerca de 35% dos materiais de lixo caseiro poderiam ser reciclados ou reutilizados, e outros 35% transformados em adubo orgânico. Do que é coletado, apenas uma pequena parte é destinada adequadamente em aterros e sanitários; o resto é depositado sem tratamento, em lixões. Todo material