Educação ambiental
Nos últimos séculos, o homem foi responsável pela exploração indiscriminada dos recursos naturais e pelas práticas predatórias na utilização do meio ambiente, sem se preocupar em estabelecer limites e critérios apropriados, consumindo e destruindo o ambiente que nos cerca e nos provém a vida.
O modelo de desenvolvimento praticado tem levado à produção de níveis alarmantes de poluição do solo, ar e água, destruição da biodiversidade animal e vegetal e ao rápido esgotamento das reservas minerais e demais recursos naturais em praticamente todas as regiões do globo.
No entanto, nos dias atuais, já somos capazes de perceber que este comportamento exterminará nossa sociedade e nossa raça. Portanto, temos o dever de prover às gerações atuais e futuras, os meios necessários para compreender os desafios e os problemas, e contribuir de forma decisiva para a solução e para a busca de novos horizontes que nos leve a sustentabilidade.
A sustentabilidade nos dias de hoje é um assunto muito divulgado e discutido em todas as camadas sociais, políticas e empresariais. Entretanto, poucas pessoas sabem como levar uma vida mais sustentável ou o que isso significa. A noção de sustentabilidade implica em uma inter-relação necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e a ruptura com o atual padrão de desenvolvimento.
A criação de uma mentalidade sustentável nas pessoas e nas empresas, passa necessariamente pela divulgação de uma cultura de sustentabilidade que se espalhe por todo o planeta, por meio da educação ambiental.
Educação ambiental é o conjunto de processos por meio dos quais há a construção de valores coletivos e individuais, conhecimentos e habilidades voltados para conservação do meio ambiente que é bem de uso comum de um povo.
Nos diferentes setores sociais há uma forte tendência em reconhecer o processo educativo como uma possibilidade de provocar mudanças e alterar o atual quadro de degradação do ambiente