Educação ambiental
O ser humano vem degradando o meio ambiente a milhares de anos, sem se preocupar se suas atitudes trariam alguma conseqüência, para o planeta, ou até para ele mesmo. Presenciamos vários desastres ecológicos que essa constante retirada de recursos naturais, sem a preocupação de colocar outro no lugar, a emissão de gases poluentes, queimadas, desmatamento, entre outros, vem causando ao meio ambiente.
Aí entra o papel da educação ambiental, capacitar profissionais, para conscientizar a população da importância de preservar, orientar sobre os riscos, que algumas atitudes podem gerar para o planeta. Enfim dar ênfase a um desenvolvimento sustentável.
A maior parte da população vive em centros urbanos, acostumadas com “facilidades”, conforto, tudo pronto no mercado, é difícil, mudar a formar de pensar e agir dessas pessoas, quem trocaria o conforto de seu automóvel, para usar transporte coletivo? Ou até mesmo uma bicicleta. Quantas pessoas separam seu lixo? Quantos litros de água são desperdiçados lavando carros, calçadas?
A Nossa realidade precisa cada vez mais que pensamos de forma coletiva como preservar, como cuidar do que é nosso, de realizarmos ações conjuntas, é a hora de unir saberes, de mudar a formar de pensar. A preocupação com uma educação sustentável, é que faz com que tenhamos possibilidades de melhorar nosso planeta.
Hoje em dia graças aos diversos meios de comunicação conseguimos, levar informação a um número muito grande de pessoas, principalmente aos jovens, que tem acesso a internet, crianças através da televisão, entre outros, crianças e jovens, são o futuro do planeta, se eles aprenderem desde cedo, a importância de preservar, talvez ainda podemos reverter essa situação de desequilíbrio ambiental.
Educação ambiental como política pública.
A educação ambiental pode ser uma estratégia, para o enfrentamento da crise civilizatória, cultural e social, ela propõe