EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL: O Caminho para a Sustentabilidade
Agradeço a Deus em primeiro lugar. Também estendo meu reconhecimento aos Professores Fábio Soares Pereira e Ana Paula Janse , pelas inúmeras e valiosas discussões, pelo apoio experimental e pelos gratos momentos compartilhados.
E, finalmente, agradeço aos meus amigos Oliver Hans, Wiles, Samara e Fernanda, pelo constante incentivo e a todas as pessoas que, de uma ou de outra maneira, contribuíram para a realização deste trabalho.
CARTAXo, P. S. Educação Ambiental Infantil: O Caminho para a Sustentabilidade. 2012. 27. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Rio Branco, 2012.
RESUMO
Com o aumento desenfreado dos impactos ambientais e o crescimento do aquecimento global, dado o aumento populacional e ao manejo inadequado destes, os problemas ambientais e de saúde pública têm aumentado. No atual cenário, a educação ambiental é um indicador de desenvolvimento socioeconômico de uma nação, isto é, quanto mais forte for a economia, maior será o nível de conhecimento da população. Porém, o lado trágico desse cenário é conseqüência do modelo de gestão implementado, pois dependendo de como a educação ambiental é proporcionada, pode representar um problema, e ao mesmo tempo pode significar a fonte de solução dos problemas que causa. Nesse contexto, esse trabalho propõe uma solução para o modelo de educação ambiental unificado com base de metodologia e tecnologia desenvolvida no ambiente escolar. A análise fez o diagnóstico dos alunos da escola Professora Ilka Maria de Lima e moradores do bairro Mocinha Magalhães, no município de Rio Branco – Acre. Identificaram-se as vantagens e o sucesso de uma boa educação ambiental devida aos modelos abordados. Os resultados demonstraram a