Educaçao fisica
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS
Níveis de Competências habilidades Motrizes em pré-escolares Lateralizado Esquerda e Direito.
Rio de Janeiro
2º Semestre de 2012
Este artigo aborda o papel da Educação Física relevante para consolidar o desenvolvimento da criança, facilitando a aprendizagem através da lateralização que está associada à psicomotricidade linguagem e dificuldades de aprendizagem.
O período escolar é o mais propício para o desenvolvimento do domínio corporal, fundamental para o processo de aprendizagem do ser humano, motivo pelo qual se deve favorecer o maior número possível de experimentações com o corpo, para que a criança estabeleça relações entre ela, o outro e o mundo.
A lateralidade está relacionada à motricidade e organização psíquica intersensorial, associando lado esquerdo e direito que estabelecem orientações face aos objetos, imagens e aos símbolos desenvolvendo hemisférios do cérebro e a organização funcional do sistema nervoso central e consequentemente a maturação psicomotora da criança. A predominância de um hemisfério do cérebro caracteriza o indivíduo como destro ou sinistro (canhoto), sendo sempre o lado oposto; se o hemisfério esquerdo do cérebro do indivíduo é dominante, então o indivíduo é destro e vice-versa. Pode-se concluir que a organização cerebral e o desenvolvimento neurológico são diferentes em cada um.
A lateralidade está associada ao conhecimento corporal, suma importância nas relações entre o eu e o mundo favorecendo a formação da personalidade, o que se faz necessário desde o jardim de infância.
De acordo com as experiências, o cérebro humano desenvolve conexões ativando neurônios através dos circuitos neurais, possibilitando a recuperação de suas funções ou estabelecendo outras necessárias. Daí os transtornos de aprendizagem dependendo das áreas lesadas e ou forçadas a