educador físico
Lissandro Lopes
Mellynna Diniz
Ricardo Venditi
Thiago Rassi
Orientador(a): Samanta Garcia
Resumo
Este estudo é uma pesquisa que foi feita em três cidades e regiões diferentes do Brasil, com adolescentes de 12 a 15 do sexo mascuino praticantes de atividade física, que buscamos mostrar o perfil antropométrico desses alunos. Foi realisada uma coleta de dados como: IMC, dobras cutâneas, altura e peso. Com esses dados realizamos uma estudo mostrando os índices de gordura corporal e IMC. Como os alunos estudados são praticantes de atividade física, os seus níveis de gordura e composição corporal estão ideais para a idade deles, como consequência da pratica de atividade física. Assim observa-se que adolescentes desta faixa etária que praticam atividade física estão menos suscetíveis a doenças decorrentes do sedentarismo.
INTRODUÇAO
No Brasil o numero de adolescentes com gordura corporal acima da media esta cada vez mais alta, devido a uma serie de fatores, como comidas industrializadas com alto teor de calorias, utilização de tecnologias como, vídeo games, computadores onde os adolescentes deixam de praticar atividade física. Com altos níveis de gordura corporal esses adolescentes estão cada vez mais cedo vulneráveis a doenças causadas pelo alto colesterol.
Adolescentes que praticam atividade física são beneficiados com uma serie de fatores não só físico como mental, onde o seu corpo tem uma melhor capacidade aeróbica, mais força e mais tônus muscular, com isso a autoestima também é aumentada devido ao vigor físico e a autoconfiança gerada pela capacidade física que esse adolescente irá ter.
ANTROPOMETRIA
O termo antropometria tem origem grega e significa ANTHROPO (homem) e METRY (medida) e serve para a determinação objetiva dos aspectos referentes ao desenvolvimento do corpo humano (VELHO, LOUREIRO e PIRES NETO, 1993).Panero e Zelnik