EDUCADOR DE TRÂNSITO
Essa é uma pergunta que tem sido feita com frequência por emails, mensagens e postagens nas páginas que administro nas redes sociais com o trabalho voluntário de Educação Para o Trânsito online (EPTon), desde 2008. As pessoas, muitas por curiosidade, querem saber como se tornar um educador de trânsito, que curso fazer, onde fazer, quanto tempo demora, qual a melhor instituição, e por aí vai.
No meio da imprensa, costuma-se dizer que o bom jornalista já nasce pronto, se aperfeiçoa e fica melhor ainda com o tempo. Quando o assunto é educação para o trânsito a pergunta também não é difícil de responder.
Alguns diriam que para ser educador de trânsito tem que ser professor por conta da formação em Pedagogia e na arte e ofício de ensinar. Outros, atribuem o papel de educador de trânsito ao instrutor de CFC, seja ele teórico ou prático. Há quem diga que para ser educador de trânsito tem que ter diploma de especialização na área de educação para o trânsito enquanto outros dizem que qualquer um pode ser educador de trânsito, desde que se dedique.
Mas o que realmente faz o educador de trânsito (no sentido de fazer, de realizar, mas também no que tange à sua essência) não é essencialmente o diploma, haja vista que vemos tantos professores que sequer buscam trabalhar o trânsito como tema transversal em suas aulas.
Por outro lado, também temos instrutores teóricos e práticos de CFC focados mais no ato de instruir para dirigir enquanto treinamento para realização de tarefas mecânicas e repetitivas do que nos verdadeiros valores trabalhados por um educador de trânsito.
O diploma de especialização na área de educação para o trânsito sempre é bem vindo diante da necessidade de formação específica, mas isso não garante o verdadeiro educador de trânsito.
Na verdade, ser educador de trânsito começa por saber diferenciar entre educar, formar e instruir. Educar é despertar aptidões naturais e orientar para o