Educacao fisica
ESQUELETO CEFÁLICO
O esqueleto da cabeça inclui os ossos do crânio e da face. Os oito ossos do crânio articulam-se firmemente uns com os outros para envolver e proteger o encéfalo e os órgãos do sentido. Os 14 ossos da face formam o arcabouço da região facial e sustentam os dentes.
O esqueleto cefálico
O esqueleto cefálico é a parte esquelética da cabeça e tem as funções de: 1. formar uma caixa óssea destinada a abrigar e proteger o encéfalo (tronco cerebral, cerebelo e cérebro) 2. abriga órgãos da sensibilidade específica ( visão, audição, equilíbrio, olfato e gustação) 3. apresenta aberturas para a passagem do ar e do alimento 4. apresenta maxilas, mandíbula e dentes para mastigação
O esqueleto cefálico
Outra divisão do esqueleto cefálico considera duas porções:
O neurocrânio e o viscerocrânio O neurocrânio , superior e posterior, maior, abriga o encéfalo e se continua diretamente com a coluna vertebral. O viscerocrânio, anterior e inferior, menor, está relacionado com os órgãos de dois grandes sistemas, o digestório e o respiratório, também conhecido com o nome de face. No nascimento, o neurocrânio é bem mais volumoso que o viscerocrânio.
Esqueleto cefálico
Anatomia radiográfica
O esqueleto cefálico
A caixa craniana constitui-se de 22 ossos dos quais apenas um, a mandíbula, é móvel. Os restantes unem-se por articulações praticamente imóveis, fibrosas do tipo sutura.
MANDÍBULA
SUTURAS
O esqueleto cefálico
NEUROCRÂNIO Oito (08) ossos Frontal 1 Occipital 1 Esfenóide 1 Etmóide 1 Temporal 2 Parietal 2 ESQUELETO DA FACE Quatorze (14) ossos Mandíbula 1 Vômer 1 Zigomático 2 Maxila 2 Palatino 2 Nasal 2 Lacrimal 2 Concha Nasal Inferior 2
CONSTITUIÇÃO DOS OSSOS
Os ossos do crânio são formados por lâminas externa e interna, de substância compacta e por uma camada média esponjosa chamada de díploe.
CÚPULA DO CRÂNIO
CÚPULA DO CRÂNIO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. OSSO FRONTAL OSSOS PARIETAIS OSSO OCCIPITAL