Educacao escolar
JOÃO BOBO
Material: Nenhum.
Local: Campo, sala, quadra, pátio ou qualquer local que possa substituí-los.
Organização: Depois de escolhido o local para realizar a atividade, o professor deverá formar vários trios, sendo que
02 (dois) alunos ficarão um de frente para o outro e o terceiro entre eles. O aluno que ficar no meio, deverá se manter imóvel com os braços ao longo do corpo e nessa posição irá se movimentar para frente e para trás, sem se mexer. Os outros dois alunos, deverão segurá-lo e empurrá-lo como se fosse um boneco, o “João Bobo”. Os trios deverão, ao comando do professor, trocar de lugar, para que todos realizem o papel de
“João Bobo”.
Variações: Poderão ser formados, quartetos, quintetos ou também podem ser formados pequenos grupos, sempre dependendo do grau de desenvolvimento dos alunos.
Comentários: Nessa atividade pode-se desenvolver concentração, força, integração, domínio corporal, coordenação motora, atenção, equilíbrio, lateralidade, confiança, orientação espaço-temporal, ritmo, visão periférica e outras habilidades e valências que podem ser contempladas de acordo com as alterações realizadas.
TARTARUGA DORMINHOCA
Material: Nenhum.
Local: Campo, sala, quadra, pátio ou qualquer local que possa substituí-los.
Organização: Os alunos deverão se movimentar livremente pelo local escolhido para realizar a atividade. Um aluno previamente determinado, deverá, ao sinal do professor, começar a correr para tentar “pegar” seus colegas, tocandoos com a mão ou mãos. O aluno que for tocado “pego” pelo pegador, deverá ficar em decúbito ventral, ficando com as pernas e os braços apoiados no solo e, para que ele possa voltar a participar da brincadeira, deverá ser tocado por um de seus colegas na cabeça, ao mesmo momento em que diz:
“acorda tartaruga dorminhoca”. O professor poderá a cada momento, mudar o aluno que deverá ser o “pegador”, ou colocar dois ou mais