Educa O Social Relatorio
Curso de Pedagogia/ Faculdade de Educação
Educação Social – Professor Walter Ude Anna Carolina de Paiva Leal.
Relatório comentado - Filme: Quando sinto que já sei
Belo Horizonte, 08 de novembro de 2014.
O documentário relatado aqui é Quando sinto que Já Sei, dirigido por Antonio Sagrado, Raul Perez e Anderson Lima, lançado em 2014.
O documentário diz respeito dos recentes questionamentos feito à escola, por educadores de diversos locais, pais de estudantes, estudantes e outros. A escola é a mesma de 500 anos atrás, mas os alunos (etimologicamente ser desprovido de luz) agora são enxergados por muitos profissionais e estudiosos como estudantes, já que eles possuem uma carga antes de chegar à escola.
Quando sinto que já sei é um documentário atual, no qual aborda diversas metodologias de distintos lugares do Brasil. É interessante quando percebemos que apesar dessas metodologias se encontrarem em locais distantes, todas se assemelham por fugir um pouco da forma escolar. Todas priorizam formar um cidadão, um indivíduo capaz de pensar e agir socialmente e não só individualmente.
Apesar de ser produzido e tratar da educação brasileira, o filme não trata de teóricos e de experiências de extrema importância para a educação brasileira como os movimentos de alfabetização e a filosofia da educação criada por Paulo Freire, nem os projetos políticos educacionais da escola Candanga, Plural e outras.
O filme também aborda a questão da democratização nas relações sociais no interior da escola. A questão da hierarquização esta presente em todo o filme, e é demonstrada em algumas experiências onde assembléias e a participação direta do aluno tem uma importância política e organizacional na escola.
A aprendizagem acontece em qualquer momento, em qualquer lugar e não