ESTÁGIO SUPEVISIONADO
Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula que se baseou nos quatro pilares da educação e também na tendência sócio interacionista do processo de ensino-aprendizagem.
Acreditamos que o estagio seja o momento de aprendizado pratico, em meio a gama de conhecimentos vivenciado nas universidades. Mas compreender exatamente o que é o estagio perpassa este conceito empírico e culmina em observações mais profundas na realização desta etapa de aprendizado.
Na visão de Pimenta (1997) o Estágio é composto pelas atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao futuro campo de trabalho. Diante dessa afirmação, o estagio nos propôs na pratica desafio de regenciar atividades pedagógicas para alunos que já passaram da idade de alfabetização, o estar em sala de aula nos exigi o planejar, executar as ações, refletir e avaliar nossa prática, e esta dinâmica do aprender a ser professor, não é uma tarefa simples, pois a prática nos leva a uma aprendizagem contínua, no sentido de sempre buscar a melhorar nossa atuação enquanto educadores. Durante o período que passamos na sala da 3ª etapa do turno da noite da Escola de Aplicação da UFPA(CEEA/UFPA) foi a primeira experiência, nesse período de nossa formação,pois, além de nos proporcionar um aprendizado pratico da profissão, levou-nos a uma reflexão e uma revisão teórica e também uma avaliação por meio da participação em situações reais do trabalho desenvolvido tanto pela professora Silvia Israel quanto por nos acadêmicas. Foi uma etapa especifica onde pudemos vivenciar a experiência da teoria e da pratica acontecendo em um mesmo processo, que nos possibilitou questionar, ampliar e aperfeiçoar os nossos conhecimentos. Dessa forma Bianchi (2002) diz que "o estágio é um período de estudos práticos para aprendizagem, experiência e envolve,