EDUCA O AMBIENTAL NA ESCOLA
Quando ouvimos o termo “ Educação Ambiental” pensamos em desmatamento de florestas, extinção de algumas espécies de animais, poluição do ar e etc.
Mas a educação ambiental não se resume a disseminar informações sobre o meio ambiente, mas a promover uma nova postura diante da vida, uma postura ética do viver, que se dedica não somente a debater situações referentes ao esgotamento e à deterioração dos recursos naturais através da poluição ou da extinção de espécies, deve permitir a compreensão e a interpretação do meio ambiente assim como a interdependência entre diversos elementos que a compõem.
. Para isso precisa capacitar o indivíduo ao exercício pleno da cidadania, através da formação de uma base conceitual abrangente, técnica e cultural, capaz de permitir à utilização do meio ambiente de forma sustentável.
Assim a educação ambiental constitui um dos pilares do processo de formação de uma nova consciência, buscando acima de tudo , a solidariedade, a igualdade e o respeito, através de formas democráticas de atuação.
Para que essa conscientização e mudanças se torne realidade, precisamos do outro pilar dessa transformação que é a escola, não só como espaço físico, mais como o espaço que irá promover o crescimento do individuo e sua participação na sociedade como um ser critico, consciente de seus atos e responsabilidade.
E como o outro pilar fundamental de toda essa engrenagem temos os educadores, os que vão propiciar toda essa mudança que se faz necessária e urgente. Sua responsabilidade é de através da sala de aula, da articulação entre as disciplinas e atividades de ensino desafiadores, despertarem seus alunos para uma melhor qualidade de vida.
É a interação desse três pilares que nos levará a modificar o presente, em busca de um futuro melhor.